Vídeo emocionante captura Iraniana desafiando as leis que proíbem as mulheres de cantar em público e enche mesquita com sua voz.
+ Tatuadora cobre com arte as cicatrizes de mulheres vítimas de violência
+ Artista portuguesa recria o fundo do mar em peças visualmente instigantes
+ Artista cria esculturas que parecem figuras congeladas no tempo
Até hoje, no Irã, atos de desobediência civil são extremamente perigosos para as mulheres, mas isso nunca as impediu de lutar por seus direitos, mesmo sendo uma luta injusta. Em um vídeo feito pela jornalista Masih Alinejad, vemos uma mulher em uma das mesquitas históricas da cidade de Esfahan, desafiando a lei imposta pelo governo que proíbe as mulheres de cantar em público .
Ela entoa um poema de tradição Sufi, uma forma mística do Islã; sua bela voz ecoa e preenche com força o local sob os olhares condenatórios de homens presentes. Em um país onde mulheres foram mortas por ousar questionar as autoridades e desafiar a regras estabelecidas por elas, o ato de coragem é realmente impressionante.
Nem mesmo quando é advertida pelo segurança da mesquita a mulher demonstra medo. Com muita calma ela deixa bem claro que só vai parar quando terminar sua canção. Diante de tanta altivez só resta ao homem recuar.